Em 1953, gabrielense representou o Brasil na coroação da rainha Elizabeth II

Vitória Parise

Em 1953, gabrielense representou o Brasil na coroação da rainha Elizabeth II
Moraes assiste a coroação na primeira fileira, como mostra a imagem. Foto: Beraldo Figueiredo (Reprodução)

Após 70 anos à frente da monarquia britânica, o reinado da rainha Elizabeth II teve fim nesta quinta-feira (8). Ela foi coroada rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte no dia 2 de junho de 1953, aos 26 anos. Na cerimônia, o governo brasileiro foi representado por um gaúcho, o Marechal do Exército João Baptista Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), de São Gabriel. Na época, Moraes era chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA), no governo de Getúlio Vargas.

A cerimônia foi exibida ao vivo na rádio e TV pela primeira vez na história da monarquia britânica e foi acompanhada por mais de 80% da população britânica. A foto em que Morais aparece está em São Gabriel, sob os cuidados do Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, conhecido também como Igreja do Galo. Moraes chefiou a delegação brasileira que  esteve presente na cerimônia, realizada em Westminster – a sede do poder no Reino Unido.

Quem cuida do acervo na Igreja do Galo é o professor aposentado de Informática da Urcamp Beraldo Figueiredo, de 65 anos, que não esconde a satisfação em cuidar de itens de fatos tão importantes, e muitas vezes, desconhecidos por muitas pessoas.

– Pra nós é um orgulho, né? Já que São Gabriel só aparece nas páginas policiais. Temos muitas cartas, com autógrafos aqui. Inclusive, o apelido dele era Jango, só os íntimos chamavam assim.

O Marechal relata a cerimônia através de cartas destinadas ao presidente, como mostra o material guardado no Centro de Documentação da Fundação Getúlio Vargas. Ele descreve o breve contato com Elizabeth, e como a monarca reagiu ao presente enviado por ele: 

“Assim, em oportunidades propiciadas tive a satisfação de falar com a Rainha Elizabeth. Da primeira vez disse-me, com bastante naturalidade, que tinha apreciado muito o colar de pedras preciosas que, dias antes, lhe fora entregue, tendo nessa ocasião, indagado como elas são encontradas na natureza e qual a maneira de selecioná-las. De outra, dirigiu-me a palavra a propósito de minhas impressões sobre a cerimônia de coroação e, também, naquele momento, dos aspetos artísticos do Palácio de Lancaster, onde nos encontrávamos”

Fotos: Reprodução

A rainha sempre foi conhecida por sua elegância na escolha roupas e, principalmente, joias. Registros mostram que a coleção de colares, pulseiras, brincos, anéis, relógios e pingentes é extensa, totalizando cerca de 300 itens. Muitos foram presentes, um deles, entregue por Moraes: um conjunto de diamantes e pedras preciosas águas-marinhas.

Foto: WireImage.

Foto: Getty Images

Quando visitou o país pela primeira vez, em 1958, foi a vez de Juscelino Kubitschek acrescentar novas peças ao conjunto feito de águas-marinhas, extraídas do alto da Pedra da Onça, em Itarana, na região centro-serrana do Espírito Santo. O mesmo foi feito em 1968 pelo presidente Artur Costa e Silva, que presenteou a rainha com novas peças. Inclusive, ela havia encomendado uma tiara especialmente para combinar com o conjunto. No total, são mais de 10 águas-marinhas de 120 quilates e 647 brilhantes. Elizabeth II usou todo o conjunto quando recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Londres, no ano de 2016.

Alguns dos itens do comandante disponíveis no Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, a Igreja do Galo.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira a programação da Semana Farroupilha de São Pedro do Sul Anterior

Confira a programação da Semana Farroupilha de São Pedro do Sul

Festival tradicional de música gaúcha divulga os shows confirmados Próximo

Festival tradicional de música gaúcha divulga os shows confirmados

Geral